× Capa Textos Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato
Altamiro Fernandes
A vida em verso e prosa
Textos

O BURRO E A CENOURA... a galinha de Hitler!

 

A Galinha de Hitler:

 

... Em uma das suas reuniões com o seu Staff, depois de estarem saciados pelo repasto servido, os participantes do banquete indagaram ao seu líder Hitler, sobre: como dirigir o povo, governar uma nação?

Hitler, de soslaio, olhou-os, alisou seu horrendo bigode para, em seguida, pedir que lhe fosse trazida uma galinha. Trouxeram-na! Hitler agarrou-a com uma das mãos enquanto, com a outra, a depenava. A galinha, desesperada pelas dores sentidas dava pios estrondosos querendo fugir – mas, fugir, não podia! Assim, Hitler retirou-lhe todas as penas, penugem enquanto – rindo pelas desgraças e dores causadas à galinha – disse aos seus colaboradores: 

-"Agora, observem o que vai acontecer".

 

Hitler soltou a galinha no chão e afastou-se um pouco dela. Pegou um punhado das sobras do banquete e começou a caminhar pela sala atirando-o ao chão, enquanto seus colaboradores viam, assombrados, como a galinha – assustada, dolorida e sangrando – corria atrás do seu benfeitor Adolf Hitler” na tentativa de agarrar algumas migalhas, dando volta pela sala. Rindo um sádico sorriso, o assassino andava, enquanto a galinha o seguia, fielmente, por todos os cantos da sala. Então, Adolf Hitler olhou para seus ajudantes – que estavam totalmente surpresos – e lhes disse:

-"É assim que, facilmente, se governa os estúpidos! Viram como a galinha me seguiu apesar das dores que lhe causei? Tirei-lhe tudo, as penas, as penugens e o que de mais importante e sublime que ela tinha: uma imaginária dignidade! Mas, e ainda assim, ela me seguiu em busca das migalhas – restos do nosso lauto banquete”.

 

O indivíduo é inteligente, mas as massas são burras! (Adolf Hitler) 

  

 

O ser humano não possui, como a galinha, as penas que – para ela – é o que de mais sublime existe. No ser humano, todavia, existe, também, algo que, de mais sublime é: a sua dignidade! Infelizmente, o Burro Brasileiro e a Galinha Hitleriana, ambos, não têm dignidade alguma! E, por isso mesmo, seguem aquele que vier lhes prover das migalhas – restos dos banquetes – que lhes mitigam a fome e assassinam a dignidade que deveriam ter para, dela, se orgulharem!

 

Assim é uma grande parcela (Ops! Quase disse mairoira!)das pessoas que – por não serem providas de dignidade alguma – seguem seus corruptos governantes, apesar da dor que estes lhes causam.

 

Penso que o Burro Brasileiro e a Galinha Hitleriana têm muito em comum: -São vítimas de uma triste normose! São possuidores desse conjunto de hábitos considerados normais pelo consenso social, mas que, na realidade, são fatores patogênicos que os levam à infelicidade, à doença e à perda de sentido pela vida – inclusive ao suicídio de uma utópica dignidade! São meros zumbis seguidores de migalhas que os aproveitadores – ao lhes darem as sobras do corrupto repasto – recebem o pagamento na boca do caixa/urna sob a forma dos “Votos do Curral Eleitoreiro” – a Senzala da fome e da miséria explorada que os algemam no pelourinho!

 

E é assim que, tristemente, assistimos os corruptos, ladrões do erário, retirando o dinheiro, enchendo malas e as cuecas com as verbas destinadas à Saúde, Segurança e Educação. Em relação à Educação, os corruptos têm razão: É bem mais fácil dirigir um Burro, tendo uma cenoura atada a uma vara e uma esfomeada Galinha em busca das migalhas –– do que gerir um Povo Culto e esclarecido, que não admite perder sua honra e dignidade, pelo simples gesto de receber um benefício barato ou algo, para se alimentar por um, dois ou mais dias!

Somente os parvos e os idiotas da objetividade não vêm o óbvio: a cenoura buscada pelo Burro e as migalhas oferecidas à Galinha Hitleriana são a desgraça do nosso Brasil! Brasil bom de bola! Brasil bom de samba! Brasil, Ninho dos Corruptos ladrões do erário! Brasil mal (muito mal) por não ter uma Consciência Política!

 

Dia do pleito:

 

Estamos nos encaminhando para mais um pleito eleitoral. Estamos às vésperas das eleições (Ou seria vésperas das ereções? – como bem dissera o imbrochável presidente.). Dizer que não temo as urnas estaria mentindo: temo-as, sim! Uma imensa parte (Ops! Quase optei pela maioria) do povo brasileiro não sabe, sequer, o que seja este maravilhoso Regime Democrático. Indo mais além, ouso dizer que “não sabem o que seja Democracia” e tampouco, não sabem nem definir o que possa ser Liberdade. Assim, fica muito difícil recolocar a Locomotiva Brasil nos trilhos – ela está descarrilhada e sem os freios! Não consigo vislumbrar a bendita “luz no fim do túnel”. E, confesso: – Estou quase “jogando a toalha”!

 

Vendo os resultados das pesquisas para as próximas eleições, entristeço-me quando vejo o percentual alarmante daqueles que dizem “não saberem opinar sobre o tema tal, ou mesmo sobre o desempenho do atual ocupante da nobre Cadeira Presidencial” ou como foi a atuação de um ex-presidente.

 

Se a Galinha Hitleriana e o Burro da Cenoura se inteirassem dos problemas brasileiros, tudo funcionaria melhor. A isso damos um nome: Consciência Política! Ela é a essência para melhor escolhermos o melhor – se é que temos um melhor a ser escolhido! Penso que não sabem, sequer: quem é o seu presidente. São pessoas que “não estão nem aí para o que se passa – ou o que poderá acontecer no futuro com a nossa nação – desde que haja uma cenoura na ponta de uma vara e as migalhas que restarem caídas das fartas e corruptivas mesas – sirvam-lhes para saciar as suas momentâneas fomes”.

 

Na charge escolhida, para ilustrar este nosso triste desabafo, temos um burro que tenta, exaustivamente, comer uma cenoura pendurada em uma vara, tendo no seu lombo o maquiavélico manipulador (acredito que o chargista quis nos dizer que é um político) que o leva para onde quiser. E este “onde quiser”, convenhamos, é a urna onde o Burro e a Galinha votarão em troca da mísera cenoura atada à uma vara e as migalhas do corrupto repasto servido aos ladrões!

 

IMAGEM: GOOGLE

 

Altamiro Fernandes da Cruz
Enviado por Altamiro Fernandes da Cruz em 29/09/2022
Alterado em 29/09/2022
Comentários